Sessão de grupo

Organizar uma sessão de grupo


Gostaram do mini curso online?
Acham que seria útil mostrá-lo a mais pessoas?
Podem organizar uma sessão de grupo do Kit Básico de Saúde Mental!

Com este recurso podem organizar-se sessões públicas abertas a qualquer pessoa que queira participar ou sessões privadas só para convidados. Pode ser organizado em auditórios, bibliotecas, teatros, cinemas, escolas, salas de formação ou mesmo cafés e entidades recreativas, etc. ou então em locais privados para família, amigos, colegas ou outros. É uma óptima maneira de levar este conhecimento às pessoas que não se movimentam tão facilmente dentro do universo online.Todos os participantes das sessões de grupo poderão ter acesso à área de utilizador do nosso site. Todas as sessões de grupo devem obrigatoriamente ser gratuitas.

Quem pode organizar?

  1. Qualquer pessoa que tenha interesse e vontade em melhorar a saúde mental de todos nós!

Como fazer?

  1. Definir a data e o local de realização da sessão, garantindo que tem: 1) acesso à internet, 2) ecrã, 3) equipamento de projecção e 4) instalações sanitárias
  2. Divulgar o evento pelos meios pertinentes (por exemplo, redes sociais, newsletters, circuitos de divulgação do local escolhido), definindo se pretendem inscrição prévia para a sessão ou não. Não pode ser cobrada a entrada para esta sessão. Podem encontrar vários materiais auxiliares da divulgação em baixo. 
  3. No dia selecionado, chegar mais cedo para preparar todo o material, verificar se são necessários ajustes ao volume do som e intensidade de luz na sala e preencher o mini-questionário* de acesso ao visionamento do vídeo. 
  4. Acolher os participantes agradecendo a sua presença e explicar que, quem ficar até ao fim, terá direito a um código para aceder a todos os recursos da área de utilizador da ManifestaMente (sem ter de ver novamente o Kit do princípio ao fim)
  5. Pôr o vídeo a correr (esta versão do kit vai seguir de forma contínua sem interrupções no meio)
  6. No fim do vídeo, preencher o mini-questionário* de feedback final

* como já repararam na primeira vez que participaram no kit Básico de Saúde Mental, estes questionários são muito importante para nós, porque nos permitem saber se o que estamos a fazer está a ter o efeito que pretendemos, e também porque trabalho que vocês organizadores estão a desenvolver é muito importante

Recomendações para o organizador

Não é preciso o organizador fazer nada para além das tarefas de organização. Contudo pode acontecer haver partilhas espontâneas durante ou a seguir à sessão.

  • Não pedir que as pessoas façam partilhas
  • Se alguém quiser fazer uma partilha espontaneamente, manter postura aberta e compreensiva e não tecer julgamentos
  • Não emitir opiniões, nem conselhos (excepto se tiver competências profissionais para o fazer, no âmbito do seu código deontológico)

Recomendações para o organizador de sessões destinadas a menores de idade

Temos recebido muitas manifestações de interesse em levar o Kit Básico de Saúde Mental às escolas e grupos mais jovens. Para essas situações, uma vez que o Kit foi concebido a pensar na população adulta, recomendamos a organização de sessões de grupo seja decidida por um adulto com competência para avaliar se a maturidade dos jovens em questão é suficiente para compreender estes conteúdos, assim como acompanha-los durante o visionamento para poder dar resposta a qualquer questão mais específica que possa surgir.

Conteúdo do Curso

Expandir